Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados; decisão pode levar à prisão em regime fechado

Date:

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta semana o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete aliados, em um processo que pode resultar em condenações com penas de prisão. A Primeira Turma da Corte será responsável por analisar a Ação Penal 2668, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. Caso haja condenação com pena em regime fechado, a prisão só poderá ocorrer após o julgamento dos primeiros recursos, conforme jurisprudência do STF — o que impede a detenção imediata no mesmo dia da sentença.

Um caso semelhante é o do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que foi condenado em 2023 a quase nove anos de prisão. O cumprimento da pena, no entanto, só foi determinado após o STF entender que os recursos apresentados pela defesa tinham caráter meramente protelatório.

O caso de Bolsonaro tem uma particularidade: ele já cumpre prisão domiciliar por outro processo. Isso pode influenciar a decisão dos ministros, caso considerem haver risco de fuga ou descumprimento de medidas judiciais. Além disso, há a possibilidade de prisão preventiva em outro inquérito que investiga supostos ataques à soberania nacional e tentativa de obstrução da Justiça, envolvendo também o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O julgamento, conduzido pelo ministro Cristiano Zanin, terá sessões nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Bolsonaro é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por chefiar uma organização criminosa armada, tentar abolir o Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe, dano qualificado e depredação de patrimônio público.

Além de Bolsonaro, também serão julgados: Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto — este último, o único já preso preventivamente. Os militares entre os réus podem perder o direito à prisão especial, caso sejam condenados a mais de dois anos de reclusão.

As defesas apresentaram suas alegações finais no dia 13 de agosto, alegando ausência de provas que liguem os acusados ao plano golpista. A decisão final caberá à Primeira Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Flávio Dino.

Compartilhar notícia:

ASSINE

Popular

Notícias
Relacionadas

Vídeo revela marcas de agressão em Marcela Tomaszewski após briga com Dado Dolabella

Após negar publicamente ter sido agredida por Dado Dolabella,...

As profecias de Nostradamus que podem acontecer no mundo em 2025

Michel de Nostredame, mais conhecido como Nostradamus, foi um...

Menino de 3 anos sofre danos cerebrais após suposta agressão do padrasto

Um menino de três anos, identificado como Dawson Zamora,...

Namoro de Dado Dolabella e Marcella Tomaszewski termina após novo caso de agressão

O relacionamento entre Dado Dolabella e a modelo Marcella...