Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

CPMI do INSS é instalada com vitória da oposição, mas governo evita desgaste

Date:


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS iniciou seus trabalhos em 20 de agosto com uma vitória da oposição, que conseguiu eleger Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente e Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) como relator, contrariando as indicações do governo. A articulação para essa vitória envolveu uma manobra durante a ausência de parlamentares da base governista, que foram substituídos por suplentes alinhados à oposição.

Apesar da derrota na formação da cúpula da comissão, o governo conseguiu evitar maiores desgastes ao barrar convocações consideradas sensíveis, como a do sindicalista Frei Chico, irmão do presidente Lula. Carlos Viana afirmou que, por ora, a CPMI se concentrará em pessoas já ligadas a desvios no INSS e que novas convocações dependerão de provas.

A comissão foi criada para investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), reveladas por reportagens do portal Metrópoles a partir de dezembro de 2023. As matérias mostraram que entidades arrecadaram até R$ 2 bilhões em descontos de aposentados, muitas vezes de forma fraudulenta. A repercussão levou à abertura de inquérito pela Polícia Federal e à deflagração da Operação Sem Desconto, que resultou na queda do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Entre as primeiras medidas da CPMI, está a convocação de ministros da Previdência desde 2015 e de presidentes do INSS dos últimos 10 anos, além de figuras como Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”. A comissão tem 16 titulares e 16 suplentes, incluindo nomes de perfil mais radical, como os parlamentares Magno Malta (PL-ES) e Marcel Van Hattem (PL-RS), mas a maioria pertence a blocos com histórico de sustentação ao governo, o que pode limitar o alcance das investigações.

Como reação à derrota na CPMI, a federação Brasil da Esperança (PT, PV e Rede) deixou o maior bloco da Câmara dos Deputados, liderado por Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizando um possível reposicionamento estratégico da base governista no Congresso.

Compartilhar notícia:

ASSINE

Popular

Notícias
Relacionadas

Vídeo revela marcas de agressão em Marcela Tomaszewski após briga com Dado Dolabella

Após negar publicamente ter sido agredida por Dado Dolabella,...

As profecias de Nostradamus que podem acontecer no mundo em 2025

Michel de Nostredame, mais conhecido como Nostradamus, foi um...

Menino de 3 anos sofre danos cerebrais após suposta agressão do padrasto

Um menino de três anos, identificado como Dawson Zamora,...

Namoro de Dado Dolabella e Marcella Tomaszewski termina após novo caso de agressão

O relacionamento entre Dado Dolabella e a modelo Marcella...