Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Hacker que ameaçou Youtuber Felca seria líder de organização criminosa

Date:

Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, foi preso nesta segunda-feira (25/8) em Olinda (PE), acusado de ameaçar de morte o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca. Segundo a Polícia Civil de São Paulo, Cayo é considerado um “membro proeminente” da organização criminosa “Country”, especializada em crimes cibernéticos.

Usando os codinomes F4llen e Lucifage, Cayo operava de seu quarto, invadindo e manipulando sistemas de alta segurança, como os da Receita Federal, do Poder Judiciário, do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e de diversas polícias civis. Ele chegou a inserir um falso mandado de prisão contra Felca no sistema do CNJ.

A investigação revelou que Cayo e um adolescente de 17 anos atuavam como líderes do grupo, que já teria feito mais de 400 vítimas. Entre os crimes praticados estão extorsão, invasão de sistemas estatais, incentivo à automutilação, apologia ao nazismo, crimes sexuais contra menores (como o chamado “estupro virtual”) e maus-tratos a animais.

As ameaças contra Felca ocorreram após o youtuber publicar vídeos denunciando abusos contra crianças e adolescentes na internet, incluindo casos de exploração sexual infantil. Em retaliação, Cayo e o adolescente enviaram mensagens ameaçadoras por e-mail e WhatsApp, também dirigidas à psicóloga Ana Dornellas Chamati, que havia participado de uma entrevista com o influenciador. As mensagens incluíam ameaças explícitas de morte, estupro e tortura, além da exposição de dados pessoais das vítimas.

A Polícia Civil monitorava os suspeitos desde o segundo semestre do ano anterior. O Tribunal de Justiça de São Paulo considerou o conhecimento técnico de Cayo um fator agravante, indicando “periculosidade” e “desprezo pelas instituições estatais”.

A defesa de Cayo não foi localizada até o momento. O espaço segue aberto para manifestações.

Compartilhar notícia:

ASSINE

Popular

Notícias
Relacionadas

Youtuber é condenado a pagar R$ 50 mil por pegadinhas

O comediante Rafael Francisco Cavalcanti da Silva, conhecido como...

Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google Maps

Na pacata ilha de Jukdo, localizada no leste da...

Ex marido de Luiza Brunet terá que indenizar um valor milionário a modelo por agressão de 2016

O empresário bilionário Lírio Parisotto foi condenado a pagar...

Stranger Things, Caso Eloá: o que chega à Netflix em novembro

A Netflix revelou sua programação de lançamentos para o...