O adolescente Silas, de 14 anos, salvou o primo Igor Vasconcelos, de 13, de um engasgo com leite e achocolatado com flocos crocantes na noite da última quinta-feira (07), em um apartamento no bairro Guararapes, em Fortaleza. A ação foi registrada por uma câmera instalada na cozinha do imóvel e mostra o momento em que o jovem aplicou a manobra de Heimlich, desobstruindo as vias aéreas de jovem.
Igor, que mora em Tianguá, no interior do Ceará, estava na capital com a mãe, Lione Vasconcelos, para participar de um evento sobre educação. O acidente aconteceu enquanto ele conversava e ria com Silas na sala. A princípio, o primo achou que a reação fosse uma brincadeira, mas percebeu a gravidade quando ele foi até a cozinha tossindo e com dificuldade para respirar.
++ Paulo Ferreira acusa Renato Góes de participação em internação psiquiátrica forçada
No local, a tia de Igor, Joana, tentou ajudar levantando os braços dele e batendo nas costas, mas não sabia como agir. “É aí que o Silas se toca e vê que o Igor não tava brincando, que realmente ele tava engasgado. E aí começa a aflição, o desespero. A Joana disse que não sabia como agir, passava o pano na pia. A gente até começou a rir revendo o vídeo várias vezes depois, vendo os detalhes. Ela disse que ficou tão apavorada, que não sabia o que fazer”, contou Lione.
Joana orientou o filho a buscar ajuda com o vizinho médico, mas Silas decidiu voltar imediatamente e aplicar a manobra. “O Silas disse que, quando saiu na porta pra poder pedir ajuda, ele pensou… E eu tenho certeza que foi o Espírito Santo mesmo que agiu. Ele pensou: ‘se eu pedir ajuda, como a minha mãe não está sabendo socorrer, o Igor vai estar morto quando eu voltar’. Então ele já retornou na hora e fez a manobra. E foi isso que salvou o Igor”, relatou Lione.
++ Dean Cain, o Superman, se alista no ICE para apoiar agenda anti-imigração de Donald Trump
Segundo ela, Silas aprendeu a técnica com o irmão mais velho, Eduardo, que havia pesquisado sobre primeiros socorros na internet. “Ele [Eduardo] tem aquelas curiosidades que algumas pessoas têm, de saber como salvar uma pessoa. Ele viu alguns vídeos de internet. E, dessa vez, o Silas colocou em prática o que tinha conversado com o irmão”, disse.
Após o episódio, Igor foi levado a um hospital particular, onde recebeu medicamento para aliviar dores na garganta e no tórax, sem apresentar outras complicações. “Foi uma situação horrível mesmo. Eu só sabia chorar. Na hora, eu já mandei buscá-lo. E ficou todo mundo abalado de saber que, de certa forma, a gente é tão vulnerável. Num piscar de olhos, tudo pode se acabar”, afirmou a mãe.
Para Lione, a divulgação do vídeo é importante para conscientizar outras pessoas sobre a manobra de Heimlich: “A gente ficou preocupado com a exposição, mas entendemos que pode salvar vidas no futuro”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.


