Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Idosa presa por ordem de Moraes é transferida para presídio em SP e defesa denuncia condições da cela

Date:

A idosa Iraci Megume Nagoshi, de 73 anos, condenada por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, foi levada à Penitenciária Feminina de Sant’Anna, na capital paulista, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A transferência ocorreu na segunda-feira (28), depois que o STF identificou 983 violações relacionadas ao uso da tornozeleira eletrônica durante o cumprimento da prisão domiciliar.

Segundo o advogado Jaysson França, que representa Iraci, a cliente está em uma cela com mais cinco detentas, dormindo no chão e sem acesso a condições mínimas de higiene ou atendimento médico. “A idosa enfrenta um quadro de saúde delicado e está submetida a condições carcerárias que comprometem gravemente sua dignidade e sua vida”, afirmou ao G1.

++ Bebê nasce nos EUA de embrião congelado por 30 anos e estabelece recorde mundial

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) negou as denúncias e declarou que Iraci está em cela individual e recebe os cuidados previstos por lei. “A presa está recebendo toda a assistência, em cela individual com cama, colchão, lençol, cobertor e itens de higiene pessoal, conforme as normativas vigentes. A custodiada tem consulta médica agendada para 15/08 com um médico da equipe de saúde da penitenciária. Na ocasião de sua inclusão, relatou histórico de cirurgia no quadril e fêmur, informação devidamente registrada em prontuário”, diz o comunicado.

A prisão domiciliar havia sido autorizada em junho de 2024 e incluía uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, proibição de contato com outros investigados e restrição ao uso de redes sociais. No entanto, desde abril de 2025, a SAP registrou centenas de infrações, incluindo ausência de sinal de GPS, desligamento do equipamento e deslocamentos não autorizados.

++ Alexandre de Moraes diz que STF vai ignorar sanções dos EUA: “Acham que estão lidando com pessoas da laia deles”

As justificativas apresentadas pela defesa alegavam necessidade de comparecimento a atividades de saúde como fisioterapia, musculação, pilates e hidroginástica. Parte dessas saídas, no entanto, não foi previamente autorizada pelo STF.

Na decisão que revogou a prisão domiciliar em 16 de julho, Moraes afirmou que as atividades de lazer durante o cumprimento da pena em casa demonstram o “desprezo da reeducanda pela pena imposta e pelo próprio sistema jurídico”. A medida foi substituída por prisão preventiva.

Iraci foi condenada a 14 anos de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

Compartilhar notícia:

ASSINE

Popular

Notícias
Relacionadas

Vídeo revela marcas de agressão em Marcela Tomaszewski após briga com Dado Dolabella

Após negar publicamente ter sido agredida por Dado Dolabella,...

As profecias de Nostradamus que podem acontecer no mundo em 2025

Michel de Nostredame, mais conhecido como Nostradamus, foi um...

Menino de 3 anos sofre danos cerebrais após suposta agressão do padrasto

Um menino de três anos, identificado como Dawson Zamora,...

Namoro de Dado Dolabella e Marcella Tomaszewski termina após novo caso de agressão

O relacionamento entre Dado Dolabella e a modelo Marcella...