A cantora Ana Carolina prestou uma emocionante homenagem à amiga e também artista Preta Gil, que faleceu neste domingo (20/7), aos 50 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer no intestino. Em uma publicação nas redes sociais, Ana compartilhou um texto repleto de carinho, saudade e gratidão, relembrando momentos marcantes da amizade entre as duas.
Ana destacou que foi uma das primeiras pessoas a incentivar Preta a cantar, ainda no início de sua trajetória artística. Ela contou que, ao lado do compositor Antonio Villeroy, escreveu a primeira música de trabalho de Preta, intitulada “Sinais de Fogo”. A cantora também lembrou com afeto das histórias compartilhadas, inclusive a vez em que Preta dizia, com bom humor, ter sido apaixonada por ela. “Eu sempre dizia: ‘não ficamos, mas eu fiz canções pra ela’, porque era assim que a gente se amava. Do nosso jeito, bonito, verdadeiro, inteiro”, escreveu Ana.
Em seu relato, Ana Carolina falou sobre os últimos encontros com Preta, revelando que cantou a música “Pra Rua Me Levar” como forma de apoio e conexão emocional. “Foi meu jeito de segurar sua mão, mesmo diante do invisível”, disse.
A publicação ainda trouxe palavras de profunda admiração e dor pela perda: “Mulher corajosa. Mulher forte. Vai na luz, minha eterna Pretinha!”. Ana finalizou dizendo estar imensamente triste e sem palavras para expressar toda a gratidão que sente pela amizade e pelos momentos vividos ao lado da artista.
Preta Gil faleceu em Nova Iorque, onde realizava um tratamento experimental contra o câncer. Nos últimos dias, seu estado de saúde havia se agravado, e ela manifestou o desejo de retornar ao Brasil. No entanto, acabou falecendo dentro de uma ambulância, a caminho do aeroporto, durante uma sessão de quimioterapia.


