A morte de Preta Gil, aos 50 anos, no último domingo (20/7), causou comoção em todo o país — mas uma homenagem em especial gerou polêmica nas redes sociais. Antonia Fontenelle, influenciadora e youtuber, publicou um texto no Instagram em que afirma “perdoar” a cantora pelas vezes em que foi atacada por apoiadores de Preta, com aval da própria, segundo ela, devido a divergências políticas.
“Preta, eu te perdoo por todas as vezes que fui fortemente açoitada pelos seus com o seu aval, por questões políticas”, escreveu Fontenelle, enquanto compartilhava um vídeo antigo com a artista. A declaração, considerada insensível por muitos internautas, foi duramente criticada no X (antigo Twitter), levando Antonia a bloquear os comentários da publicação.
Nos stories, Fontenelle apareceu emocionada, chorando ao falar sobre a perda. Ela relatou sentir a dor como mulher e mãe da mesma idade de Preta, lembrando que acompanhou de perto o sofrimento de alguém próximo que também enfrentou um câncer agressivo. Apesar das diferenças políticas, ela afirmou ter vivido bons momentos com Preta Gil e desejava que a cantora pudesse ver sua neta crescer. “Não foi possível, mas fica aqui o meu pedido: é preciso lutar pelo que é certo, não vamos esmorecer”, declarou.
A repercussão nas redes foi imediata e negativa. Usuários acusaram a influenciadora de usar o momento de luto para se autopromover ou reforçar divisões políticas. Comentários como “Tem como essa Antonia Fontenelle ir no lugar da Preta Gil, não?” e “Sinceramente desejo tudo de ruim pra essa mulher” tomaram conta do X, evidenciando a indignação do público.
Enquanto isso, Gilberto Gil, pai da cantora, divulgou um comunicado oficial informando que a família está cuidando da repatriação do corpo de Preta, que faleceu em Nova Iorque, e que detalhes sobre as despedidas serão compartilhados em breve.


