Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Criptomoedas e a internet das coisas: o futuro dos pagamentos inteligentes

Date:

Quando olhamos para trás, é difícil acreditar que lojas físicas eram a principal maneira de adquirir produtos e contratar serviços. No futuro, vamos ter esse pensamento sobre os métodos de pagamento.

Em 2020, o Brasil foi apresentado àquele método de pagamento que iria revolucionar os mercados de compras e vendas brasileiros: o Pix! De maneira rápida e prática, essa alternativa simplificou processos que antes levavam no mínimo umas horas, permitindo pagamentos instantâneos e poucas restrições.

O movimento que levou à criação do Pix é mais antigo e se relaciona com o tema principal que vamos explorar nos tópicos abaixo: os pagamentos inteligentes! Andando de mãos dadas com operadoras de cartões de crédito e criptomoedas, a ideia é que realizar compras seja mais simples do que era antes.

Baseado em tudo isso, os parágrafos abaixo vão dar um enfoque maior no papel das criptomoedas no tocante aos pagamentos inteligentes. De que maneira elas já são utilizadas nesse contexto? E de que jeito ainda há espaço para a inovação? O assunto rende, de modo que vale a pena mergulhar direto!

Do que se tratam os pagamentos inteligentes? 

O termo “pagamento inteligente” é relativamente genérico e amplo, de modo que se refere a todo e qualquer tipo de pagamento que utiliza tecnologias para facilitar a vida dos indivíduos. Isso inclui, mas não está limitado à automatização. Ou seja: pagamentos que independem de uma ativação manual. 

Exemplos de pagamento inteligente incluem aqueles por aproximação, as transferências programadas e outros. Eles podem ou não estar relacionados com as criptomoedas, o que acrescenta uma camada extra de complexidade, mas também de conveniência. É necessário estar bem informado e atualizado.

Os pagamentos inteligentes têm relação com outras soluções tecnológicas envolvendo moedas, como é o caso de plataformas que conferem valores de criptos em tempo real. Checar solana preço dentro da Binance, por exemplo, é algo que garante mais segurança. Nos parágrafos seguintes, vamos aprofundar um pouco mais esses temas.

Como as criptomoedas já são utilizadas para pagamentos online?

Atualmente, a utilização das criptomoedas para os pagamentos é esporádica, dependendo do espaço onde se está comprando um produto ou contratando um serviço. Isso vale tanto para negócios offline quanto online, o que pede que interessados na moeda pesquisem previamente quais são as opções.

A cotação das criptos para os pagamentos funcionam de maneira similar à conversão de outros tipos de moeda, como o dólar e o euro, levando em conta legislações específicas do país onde se compra e do meio e método de pagamento. De toda forma, o fato continua: criptos já são usadas para pagamentos.

É interessante notar também que ainda existe desinformação a respeito das utilizações das criptos, com algumas pessoas associando a sua preferência com a contratação de serviços e produtos ilegais. A natureza da blockchain garante a segurança, mas não existe verdade em afirmações dessa natureza.

O papel das stablecoins nos pagamentos inteligentes

Uma solução promissora para lidar com a volatilidade das criptomoedas é o uso de stablecoins. Essas moedas digitais são atreladas a ativos estáveis, como o dólar americano, proporcionando maior previsibilidade e confiança para consumidores e comerciantes.

Stablecoins já são utilizadas em várias aplicações práticas, desde transferências internacionais até pagamentos de assinaturas recorrentes. Sua adoção pode acelerar o uso de criptomoedas em pagamentos inteligentes, reduzindo preocupações com oscilações de preço e oferecendo maior praticidade.

Qual o futuro das criptomoedas no pagamento inteligente?

Unindo os dois tópicos anteriores em uma espécie de conclusão, nós chegamos à uma questão: afinal de contas, o que o futuro reserva para as criptomoedas no que tange aos pagamentos inteligentes? Levando em conta que se tratam de tecnologias frequentemente associadas, essa é uma boa dúvida.

A resposta mais possível de se prever é: as criptomoedas irão expandir o seu uso como moeda em métodos de pagamento inteligentes, para muito além do que é possível hoje em dia. Considerando o seu longo histórico de mais de uma década firmes e fortes, a tendência é que continuem crescendo.

Por outro lado, deve-se levar em conta possíveis restrições associadas com leis de países distintos ou mesmo o quão “rápida” será a adoção de públicos no geral, tanto aos pagamentos inteligentes quanto às criptos. Em todos os casos, o mais importante é ficar com os olhos abertos e observar o que vem aí.

Compartilhar notícia:

ASSINE

Popular

Notícias
Relacionadas

Vídeo revela marcas de agressão em Marcela Tomaszewski após briga com Dado Dolabella

Após negar publicamente ter sido agredida por Dado Dolabella,...

As profecias de Nostradamus que podem acontecer no mundo em 2025

Michel de Nostredame, mais conhecido como Nostradamus, foi um...

Menino de 3 anos sofre danos cerebrais após suposta agressão do padrasto

Um menino de três anos, identificado como Dawson Zamora,...

Namoro de Dado Dolabella e Marcella Tomaszewski termina após novo caso de agressão

O relacionamento entre Dado Dolabella e a modelo Marcella...