Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (18), mostra que, pela primeira vez desde 2022, os grupos que se identificam como petistas e bolsonaristas estão empatados, ambos com 35% das menções. O levantamento indica queda no grupo alinhado ao presidente Lula (PT) e avanço no que apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
++ Brasil é declarado livre de gripe aviária e retoma negociações com países importadores
Entre abril e junho, a parcela de entrevistados que se declara petista caiu de 39% para 35%. No mesmo período, os que se dizem bolsonaristas subiram de 31% para 35%, atingindo o maior índice desde o início da série histórica, iniciada após as eleições presidenciais de 2022.
A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de junho, com 2.004 entrevistas presenciais em 147 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Mesmo considerando a margem, o instituto avalia que houve um movimento estatisticamente relevante.
A pergunta feita aos entrevistados foi baseada em uma escala de 1 a 5, onde 1 representa identificação com Bolsonaro e 5 com Lula. Os que responderam 1 ou 2 foram classificados como bolsonaristas, enquanto os que marcaram 4 ou 5, como petistas.
++ Tarcísio foge da disputa presidencial com Michelle, mas bastidores revelam promessa a Bolsonaro
Os demais resultados foram:
Neutros (resposta 3): 20% (estável em relação a abril)
Nenhum dos dois: 7% (queda de um ponto)
Não souberam responder: 2% (alta de um ponto)
Segundo o Datafolha, a polarização permanece alta: juntos, petistas e bolsonaristas representam 70% da população brasileira.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.


