Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Gêmeas siamesas são separadas em cirurgia de 15 horas custeada pelo SUS

Date:

 

Kiraz e Aruna, gêmeas siamesas de um ano e meio, nascidas em Igaraçu do Tietê (SP), foram separadas com sucesso após uma cirurgia de 15 horas realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente de Goiânia (Hecad), com o procedimento concluído neste domingo (11). As meninas nasceram unidas pelo tórax, compartilhando múltiplos órgãos, como fígado, intestino, genitália, ânus e parte do abdômen, além de possuírem três pernas e uma única bacia.

++ Carol Peixinho celebra o primeiro Dia das Mães com vídeo emocionante da gravidez

De acordo com o hospital, Kiraz e Aruna estão em recuperação na UTI. A operação foi integralmente custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mobilizando mais de 60 profissionais de saúde. A equipe foi composta por 16 cirurgiões de diversas especialidades, incluindo cirurgia plástica, ortopedia, vascular, urologia e aparelho digestivo, além de quatro anestesistas.

A cirurgia foi coordenada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, referência nacional em procedimentos envolvendo siameses. Segundo o especialista, o custo estimado de uma operação desse porte gira em torno de R$ 2,5 milhões, devido à complexidade e ao número elevado de profissionais envolvidos.

++ Heroína de farda: Policial amamenta bebê desalojado após furacão em Acapulco

As gêmeas foram classificadas como siamesas esquiópagas triplas, condição rara em que compartilham a pelve e parte inferior do corpo. Durante a cirurgia, a terceira perna foi removida e seus tecidos foram utilizados na reconstrução corporal das meninas, que passaram a ter uma perna cada.

Para viabilizar a separação, as irmãs passaram por uma cirurgia prévia há seis meses, quando receberam expansores de pele — próteses de silicone implantadas sob a pele e infladas gradualmente para estimular o crescimento de tecido suficiente para cobrir as áreas que ficariam expostas após a separação.

A tecnologia de ponta utilizada no procedimento incluiu o bisturi de argônio, que corta e coagula com alta precisão, e um sistema de autotransfusão, que coleta, filtra e devolve o sangue ao paciente.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.

Compartilhar notícia:

ASSINE

Popular

Notícias
Relacionadas

Vídeo revela marcas de agressão em Marcela Tomaszewski após briga com Dado Dolabella

Após negar publicamente ter sido agredida por Dado Dolabella,...

As profecias de Nostradamus que podem acontecer no mundo em 2025

Michel de Nostredame, mais conhecido como Nostradamus, foi um...

Menino de 3 anos sofre danos cerebrais após suposta agressão do padrasto

Um menino de três anos, identificado como Dawson Zamora,...

Namoro de Dado Dolabella e Marcella Tomaszewski termina após novo caso de agressão

O relacionamento entre Dado Dolabella e a modelo Marcella...