Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Europa prepara “muro de drones” para conter ameaças da Rússia

Date:

Em resposta a uma série de incursões aéreas não autorizadas atribuídas à Rússia, países europeus estão se unindo para construir um sofisticado “muro de drones” ao longo de suas fronteiras com a Rússia e a Ucrânia. A iniciativa visa detectar, rastrear e neutralizar drones invasores antes que eles representem ameaças significativas, evitando o uso imediato de caças e mísseis de altíssimo custo, que podem ultrapassar R$ 5 milhões por unidade.

O plano foi acordado por ministros da Defesa de nações da linha de frente da OTAN, como Polônia, Romênia, Bulgária e os países bálticos. A Ucrânia, embora não faça parte oficial do projeto, está contribuindo com sua expertise em combate a drones, adquirida ao longo do conflito com a Rússia.

A decisão surge após uma série de incidentes recentes, incluindo a violação do espaço aéreo da Estônia por caças russos MiG-31 e a presença de drones não identificados sobre aeroportos dinamarqueses, levando ao fechamento temporário de terminais como o de Copenhague. Autoridades da Dinamarca classificaram os voos como parte de “ataques híbridos” possivelmente orquestrados por Moscou.

O presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já havia solicitado um sistema de defesa aérea em camadas. Agora, a proposta do “muro de drones” inclui o uso de radares avançados, inteligência artificial, torres automatizadas, drones interceptadores e câmeras de vigilância.

Durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que os países da OTAN “não devem hesitar” em abater aviões russos que invadam o espaço aéreo europeu. A declaração veio após três caças MiG-31 russos entrarem no espaço aéreo da Estônia, sendo repelidos por F-35 italianos. Trump enfatizou que a resposta deve ser imediata e proporcional para proteger a soberania dos países aliados.

A Rússia nega envolvimento direto nas incursões e sabotagens, mas autoridades europeias, incluindo o ministro da Defesa da Polônia, alertam que a ameaça russa é real e requer medidas radicais.

Compartilhar notícia:

ASSINE

Popular

Notícias
Relacionadas

Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google Maps

Na pacata ilha de Jukdo, localizada no leste da...

Ex marido de Luiza Brunet terá que indenizar um valor milionário a modelo por agressão de 2016

O empresário bilionário Lírio Parisotto foi condenado a pagar...

Stranger Things, Caso Eloá: o que chega à Netflix em novembro

A Netflix revelou sua programação de lançamentos para o...

Adolescente passa por cirurgia após engolir cerca de 100 ímãs de alta potência

Um adolescente de 13 anos, residente na Nova Zelândia,...