Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Ministro da Defesa de Israel acusa Lula de antissemitismo e apoio ao Hamas

Date:

Ministro israelense acusa Lula de ser ‘marionete’ do Irã em postagem polêmica (Foto: Instagram)

Nesta terça-feira (26/8), o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusando-o de ser “abertamente antissemita” e simpatizante do grupo Hamas. A declaração foi motivada pela decisão do governo brasileiro, em junho, de retirar o país da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), organização da qual o Brasil era membro observador desde 2021.

Segundo Katz, ao deixar a IHRA, Lula teria se alinhado a regimes como o do Irã, que nega o Holocausto e ameaça a existência de Israel. O ministro ainda comparou o presidente brasileiro ao líder supremo iraniano, Ali Khamenei, e publicou uma imagem gerada por inteligência artificial onde Lula aparece como uma marionete controlada por Khamenei.

A tensão entre Brasil e Israel vem se intensificando desde o início da guerra na Faixa de Gaza. De um lado, Israel acusa o governo brasileiro de adotar uma postura favorável ao Hamas. Por outro, Lula tem criticado as ações militares israelenses na região, onde mais de 50 mil pessoas já morreram. A crise diplomática atingiu seu ápice em fevereiro de 2024, quando Lula comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. A declaração levou Israel a declará-lo “persona non grata”, e o governo brasileiro reagiu retirando seu embaixador em Tel Aviv.

Celso Amorim, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, justificou a saída da IHRA alegando que o Brasil se sentia “manipulado” pela entidade. A decisão somou-se a outros episódios que têm deteriorado as relações entre os dois países.

Na segunda-feira (25/8), Israel anunciou o rebaixamento das relações diplomáticas com o Brasil, retirando a indicação do embaixador Gali Dagan, que havia sido proposto para assumir o posto em Brasília. O Brasil, por sua vez, está sem embaixador em Israel desde 12 de agosto, após a aposentadoria de Daniel Zonshine.

Além disso, o governo brasileiro condenou o recente bombardeio israelense ao hospital Nasser, em Khan Younis, que matou pelo menos 20 pessoas, incluindo jornalistas e trabalhadores humanitários. O Itamaraty pediu uma investigação internacional “independente, imparcial e transparente” sobre o ataque.

Compartilhar notícia:

ASSINE

Popular

Notícias
Relacionadas

Vídeo revela marcas de agressão em Marcela Tomaszewski após briga com Dado Dolabella

Após negar publicamente ter sido agredida por Dado Dolabella,...

As profecias de Nostradamus que podem acontecer no mundo em 2025

Michel de Nostredame, mais conhecido como Nostradamus, foi um...

Menino de 3 anos sofre danos cerebrais após suposta agressão do padrasto

Um menino de três anos, identificado como Dawson Zamora,...

Namoro de Dado Dolabella e Marcella Tomaszewski termina após novo caso de agressão

O relacionamento entre Dado Dolabella e a modelo Marcella...