Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Moraes cita Nazismo e proíbe acampamentos na Praça dos Três Poderes

Date:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a proibição de acampamentos e qualquer tipo de obstrução na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A medida foi tomada em resposta a manifestações recentes de apoiadores de réus envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Na decisão, Moraes criticou a omissão das autoridades públicas diante dos acampamentos montados em frente aos quartéis do Exército após as eleições de 2022. Ele comparou a situação à política de apaziguamento adotada pelo então primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain frente ao nazismo de Adolf Hitler, classificando-a como uma estratégia fracassada. “Não se negocia o Estado Democrático de Direito”, afirmou o ministro, destacando o erro de permitir a livre organização de acampamentos golpistas.

Atendendo a pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR), Moraes reforçou que a Praça dos Três Poderes é uma área de segurança e não pode ser usada para manifestações que busquem coagir ministros do STF ou obstruir a justiça. A decisão também tem como alvo direto deputados federais que participaram ou incentivaram os protestos, como Hélio Lopes, Sóstenes Cavalcante, Cabo Gilberto Silva, Coronel Chrisóstomo e Rodrigo da Zaeli.

Entre as medidas determinadas estão:
– Remoção imediata e proibição de acesso dos parlamentares e demais manifestantes ao local;
– Prisão em flagrante por resistência ou desobediência no caso de descumprimento da ordem;
– Notificação imediata à Polícia Militar do Distrito Federal e à Polícia Federal para garantir a execução da decisão, cabendo à PMDF a responsabilidade direta pela remoção dos envolvidos.

Com isso, Moraes busca evitar a repetição de episódios como os do início de 2023, reforçando a importância da preservação da ordem pública e da integridade das instituições democráticas.

Compartilhar notícia:

ASSINE

Popular

Notícias
Relacionadas

Stranger Things, Caso Eloá: o que chega à Netflix em novembro

A Netflix revelou sua programação de lançamentos para o...

Adolescente passa por cirurgia após engolir cerca de 100 ímãs de alta potência

Um adolescente de 13 anos, residente na Nova Zelândia,...

Venezuela acusa CIA de planejar ataque falso para justificar ação militar dos EUA

O governo da Venezuela afirmou nesta segunda-feira (27/10) que...

Saiba quando Sean Diddy deve sair da prisão após ser ameaçado de morte

O Federal Bureau of Prisons, órgão que administra o...