A goiana Sarah Aguiar Monteiro Borges, de 22 anos, acaba de fazer história na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Formada em Psicologia, ela recebeu o Sophia Freund Prize, prêmio concedido ao estudante com o melhor desempenho acadêmico entre os formandos, um feito inédito para um brasileiro em mais de 400 anos de existência da instituição.
Sarah se destacou entre quase 2 mil alunos de 94 países e concluiu a graduação com a maior nota da turma, no nível summa cum laude, a mais alta distinção acadêmica do sistema norte-americano. Além do reconhecimento, ela receberá um prêmio de mil dólares.
“Depois de quatro anos que transformaram minha vida de formas que ainda não posso entender, saio com a convicção reforçada no poder de uma boa educação em abrir portas (e mentes) e na importância de mantê-las abertas para todos”, escreveu Sarah nas redes sociais.
Durante a graduação, ela presidiu a Associação de Harvard para a Democracia nas Américas e levou, pela primeira vez em 30 anos, a conferência do Summit of the Americas para o Brasil. A atuação de Sarah foi elogiada por ex-presidentes da organização e colegas da universidade.
++ Repórter da Band empurra colega da Record ao vivo e gera revolta na web: o que motivou a agressão?
Agora, ela inicia um novo ciclo: foi aprovada com bolsa integral para o doutorado em Psiquiatria na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O foco do projeto será identificar quais tipos de tratamento funcionam melhor para jovens, considerando diferentes contextos sociais e culturais.
“Como a primeira do meu estado a estudar em Harvard College, e agora a primeira bolsista Gates Cambridge, sinto uma forte responsabilidade de usar minhas oportunidades para melhorar o bem-estar daqueles que frequentemente são deixados de fora da pesquisa e da política”, declarou.
Ao se despedir da universidade, Sarah reforçou a motivação que a acompanha desde o início da jornada: “Depois de muitas aventuras inesperadas, encerro esse capítulo como comecei: com sonhos esperançosos de contribuir para um futuro melhor em tempos tão conturbados, e uma verdadeira paixão por essa busca linda (e difícil!) pelo conhecimento”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.


