A influenciadora turca Nihal Candan, conhecida por sua participação no reality show Bu Tarz Benim, morreu aos 30 anos após quase um mês de internação. A informação foi confirmada pela família no sábado (21). Ela sofria de anorexia nervosa e, no momento da internação, pesava apenas 22 quilos.
De acordo com a equipe médica, a causa da morte foi uma parada cardíaca. Os profissionais tentaram reanimá-la, mas sem sucesso. A jovem era uma figura conhecida nas redes sociais da Turquia e vinha enfrentando um quadro grave da doença.
++ Garotinho viraliza ao mostrar habilidade surpreendente em manobra com carrinho
A irmã da influenciadora, Bahal Candam, culpou os ataques virtuais pela deterioração da saúde de Nihal. Em entrevista ao jornal britânico The Mirror, declarou: “Espero que vocês possam sentir remorso por caluniar uma jovem dessa forma e arruinar a vida dela”.
O caso gerou repercussão no país e acendeu um alerta sobre os efeitos da pressão estética. Em nota pública, a Federação das Associações de Mulheres da Turquia afirmou: “A morte de Nihal Candan devido à anorexia nervosa revela mais uma vez que as pressões e imposições que não apenas um indivíduo, mas também a sociedade impõe ao corpo da mulher, podem atingir dimensões fatais”.
A entidade também criticou os padrões impostos pela mídia e a mercantilização da imagem feminina. “As normas estéticas, a fantasia do corpo perfeito constantemente reproduzida pela mídia e o sentimento de ‘ter que ser bonita’, os programas de TV e as competições não apenas mercantilizam as mulheres, mas também as levam ao ponto de correr riscos de vida. Essa questão é, na verdade, um reflexo do problema da desigualdade. Devemos discutir e falar muito sobre isso”, finalizou.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.


