O que era para ser apenas uma ferramenta de apoio na recuperação de um AVC acabou se transformando em um momento de profunda emoção para Zibrail Prates de Moraes, de 79 anos. Morador de Barão de Cotegipe, no Norte do Rio Grande do Sul, o idoso ganhou de presente do filho uma assistente virtual, a Alexa, e foi às lágrimas ao ouvir uma canção que marcou sua vida.
Zibrail é pai do mágico e comediante Jeferson Prates, que teve a ideia de usar a tecnologia para estimular o pai nas atividades do dia a dia. O idoso aprendeu a pedir a previsão do tempo, saber as horas e até fazer chamadas, mas foi ao ouvir uma música de Teixeirinha, seu artista favorito, que a emoção tomou conta.
++ Influenciador brasileiro é vítima de furto em Cannes e não consegue entrevista com Wagner Moura
“Alexa, toca uma do Teixeirinha!”, ensinou o filho. A frase virou rotina para Zibrail, que, ao escutar as músicas que marcaram sua juventude e remetem às memórias da sua terra natal, não conteve as lágrimas. “Algumas coisas fazem ele chorar, como lembrar da comunidade onde morava. A emoção vem muito da resposta da Alexa e, principalmente, dos trechos das músicas”, contou Jeferson ao G1.
Um vídeo publicado nas redes sociais, que mostra o momento de emoção do idoso, ultrapassou 2,2 milhões de visualizações no TikTok. Para o filho, mais do que viralizar, o carinho recebido nos comentários é o que mais importa. “Mostrei pra ele e falei que estava famoso. Ele ficou muito feliz, embora não entenda bem o que significam os números”, disse.
++ Gêmea sobrevivente após cirurgia de separação está em estado grave, diz hospital
Zibrail segue em reabilitação com sessões de fisioterapia, e a tecnologia tem se mostrado uma aliada poderosa na manutenção da memória, da autonomia e da alegria. “Quero guardar a memória do meu pai como um homem forte, que sempre ajudou os filhos. Mas também entendi que esse processo de recuperação faz parte da vida”, refletiu Jeferson.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.


