O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, nesta terça-feira (20), novas normas que ampliam o acesso à cirurgia bariátrica no Brasil. Entre as principais mudanças estão a redução do IMC mínimo exigido e a liberação do procedimento para adolescentes a partir de 14 anos, desde que com quadro grave de obesidade.
A cirurgia, usada no tratamento da obesidade e doenças associadas, poderá ser indicada para pessoas com IMC entre 30 e 35, desde que apresentem comorbidades como diabetes tipo 2, apneia do sono grave, doença cardiovascular ou hepática, entre outras. Antes, o procedimento era permitido apenas para pacientes com IMC acima de 35 com doenças associadas, ou acima de 40 sem necessidade de comorbidades.
Adolescentes entre 14 e 18 anos também passam a ser contemplados. Para os mais jovens, é necessário apresentar IMC acima de 40 e complicações de saúde. Já os maiores de 16 anos seguem os mesmos critérios dos adultos.
++ Haddad afirma que PT derrotará a “extrema direita escrota” em 2026
Segundo o CFM, as atualizações têm base em estudos que apontam segurança e eficácia do procedimento em um público mais amplo. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) mostram que, entre 2020 e 2024, mais de 291 mil cirurgias foram realizadas no país.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do JETSS.


